segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OBSERVATÓRIO ANTARES- FEIRA DE SANTANA - BAHIA

                             O Observatório Astronômico Antares é um centro de pesquisas nas áreas de  astronomia, astrofísica, física solar e de sensoriamento remoto, estando interligado aos mais importantes centros astronômicos e astrofísicos do mundo.
                           Fundado em 1971 e incorporado à Universidade Estadual de Feira de Santana em 1992 ,   o Observatório Astronômico Antares possui uma sofisticada estrutura, montada com os mais modernos equipamentos de observação e pesquisa sendo referência para cientistas, estudiosos e amantes da astronomia do Brasil e do mundo.
                            O Observatório Antares promove, sessões públicas de visitação, dirigidas ao sistema educacional e à comunidade em geral, o que lhe dá um fluxo médio de circulação de 300 pessoas/dia
Os visitantes podem participar das sessões públicas, às quartas-feiras à noite, quando são desenvolvidas atividades com os telescópios.
                                Entre os equipamentos o destaque fica por conta do PLANETÁRIO, um instrumento óptico – mecânico – eletrônico, que projeta um céu artificial como num cinema, permitindo uma visão privilegiada das estrelas, do sol, da lua, dos planetas, simulações de eclipse, movimento do sol durante o dia, nas estações do ano e outros fenômenos.



                        Observatório Antares funciona de 2a. a 6a.-feira, das 8 às 21h, com intervalo para almoço.         





26 comentários:

  1. Qual o endereço dai?? pode ir eu minha mãe e minha irmã sem ser na escola??????????

    ResponderExcluir
  2. Ja fui e adorei ja fui ai com a escola colibri foi uma aula extra classe.gostaria de voltar ai.................

    ResponderExcluir
  3. vi uma notícia acerca de um curso que começaria esta semana. quero infirmações.

    ResponderExcluir
  4. O Observatório Antares, órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), está com inscrições abertas para o 25º Encontro Regional de Ensino em Astronomia (Erea) que será realizado de 28 a 31 de março. O curso é voltado para professores do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Feira de Santana e região.

    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março através do site www.uefs.br/antares. Os interessados devem preencher o formulário disponível na página e, posteriormente, comprovar vínculo empregatício com a escola através de apresentação de contracheque no Observatório Antares, localizado na rua Barra, 925, bairro Jardim Cruzeiro, Feira de Santana, BA.

    O objetivo do evento é contribuir para a melhoria do ensino de ciências nas escolas e auxiliar os professores da região a desenvolverem atividades com conteúdos relacionados à ciência astronômica. Cada escola participante do evento receberá materiais didáticos para serem utilizados em sala de aula como elementos de apoio nas atividades relacionadas ao ensino de Astronomia.

    Durante o encontro, serão realizadas palestras, oficinas, mini-cursos, visitas ao planetário, sessões de vídeos e observações do céu, além de fornecimento, aos professores, de materiais como banners sobre o sistema solar, kit de óptica geométrica para o ensino médio, luneta galileana, carta celeste (planisfério) e um manual de astronomia.

    Segundo o diretor do Observatório Antares, Paulo Poppe, os encontros regionais foram idealizados durante o Ano Internacional de Astronomia, em 2009, com o objetivo de popularizar a Ciência Astronômica entre crianças, jovens e adultos de todo o país. “Com este evento, os professores vão aprender a fazer maquetes sobre a astronomia, elaborar desenhos sobre a órbita dos planetas, aprender como passar de forma didática a história da astronomia”, salientou.

    Ascom/Uefs

    ResponderExcluir
  5. sou professor de filosofia em umas escola particular e gostaria de saber como eu faço pra agendar uma visita para 40 alunos? vocês podem mandar um número ou e-mail para contato?
    obrigado

    ResponderExcluir
  6. Observatório Astronômico Antares
    Museu Antares de Ciência e Tecnologia
    Rua da Barra, 925 - Jardim Cruzeiro
    44024-432, Feira de Santana - Bahia - Brasil

    Para chamadas da UEFS: discar 4000
    Para chamadas fora da UEFS: discar (+55)(75) 3624-1921
    To phone calls from outside: dial (+55)(75) 3624-1921

    E-mail: observatoriouefs@gmail.com; museuantares@gmail.com
    To send e-mail: observatoriouefs@gmail.com; museuantares@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. qual o valor da entrada?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de ir aí com meu primo o pai dele e minha tia,, ja vi o endereço e o número do telefone para agendamento, resta saber o preço da entrada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!!!

    Há sesões públicas nos fims de semana?

    ResponderExcluir
  10. Quero levar os alunos da escola em que trabalho para conhecer. Elaborei para a mesma um projeto de nome "Viajando e Conhecendo", e esse local seria ótimo para a visita deste ano.
    Como faço para que a entrada deles seja gratuita?

    ResponderExcluir
  11. quanto o valor da entrada ou do ingresso

    ResponderExcluir
  12. queria levar meu filho e sobrinhos e queria saber qual valor da entrada e melhor dia pra visita

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de fazer uma visita e levar minha filha que com certeza irá gostar muito, porém preciso saber o valor da entrada e o dia mais apropriado para tal.

    ResponderExcluir
  14. qual é o valor da emtrada por favor, gostei e fiquei curiosa.
    pretendo ir em breve.

    ResponderExcluir
  15. Ola estou aqui pra lhe informar que em Feira de Santana distrito de Maria Quitéria na Fazenda Varinhas (dona Maria Madalena mas conhecida como zizinha) dia 04/11/13 as 13:00. Ocorreu uma chuva de gelo (não foi granizo ) quebrando telhas de residências e cobrindo parte da terra do local com pedras de gelo. Mas informatização ligar para residência de dona Maria Madalena 015 75 9830-3137 / 015 71 9717-0988

    ResponderExcluir
  16. quando eu fui teve uma queda de energia ficou mt quente mais mt quente msm quase morre com falta de ar kkk e agt nem pode ir na quele treco q gira pq tava quebrado

    ResponderExcluir
  17. E foda mesmo esse lugar
    lugar da poha

    ResponderExcluir
  18. Prezado responsável,
    Apreciamos muito suas informações, mas, há mais de anos que desfiz meus planos de visitar o Antares pelo simples fato de não ter a menor ideia do valor da entrada.
    Perguntei a morrer pra um amigo que era aluno da UEFS... ele já concluiu o curso e não me falou!
    Se você puder fazer a gentileza de nos informar eu agradeço muito!

    ResponderExcluir
  19. Para essa Quinta-feira há alguma programacao para noite?
    E qual o valor da entrada em uma visita pessoal?

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Olá, temos observado uma estrela no poente por voltas das 18:00 desaparecendo às 19:30 aproximadamente, surge bem pequenina e vai ganhando tamanho e brilho e depois vai diminuindo até desaparecer. vocês sabem me informar o que estamos vendo?

    ResponderExcluir
  21. Como eu faço para levar a minha turma de educação infantil para uma experiência em Marte? Estamos estudando uma sequência de Astronomia e essa visita seria grande importância e maior entendimento para as minhas crianças!!
    Fico ao aguardo por uma resposta!

    ResponderExcluir
  22. ola gostaria de ver a Chuva de meteoros Perseidas hoje

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, gostaria de fazer uma excursão da escola em que trabalho.O que é necessário?

    ResponderExcluir
  24. Acho que deve ser proibido falar o valor.
    Respondem tudo ,menos o valor.
    Ate o aluno que se formou lá nan falou de jeito nenhum.
    Será que há um pacto de Silêncio????!!!.
    Quem falar morre!!!!

    ResponderExcluir