domingo, 18 de setembro de 2011

TERREMOTO NA INDIA

Um terremoto de magnitude 6,8 sacudiu uma área remota no nordeste da Índia ao anoitecer deste domingo (horário local), matando pelo menos duas pessoas, afetando prédios e bloqueando estradas na região. O tremor também matou quatro pessoas no país vizinho Nepal, disseram autoridades.

Uma criança faleceu no Estado indiano de Sikkim, epicentro do terremoto, e outra pessoa morreu no Estado de Bihar, devido ao pânico provocado pelo tremor, reportou a rede CNN-IBN.

A região do Himalaia é vulnerável a deslizamentos de terra e muitos edifícios altos foram construídos nas cidades montanhosas de Sikkim nos últimos anos, por conta do "boom" econômico. Há temores de que o número de vítimas cresça, conforme as informações chegam de áreas remotas.

O terremoto também atingiu o Nepal, matando quatro pessoas. "Quatro pessoas foram mortas quando uma parede caiu após o terremoto. Todas foram levadas ao hospital, mas três morreram durante o atendimento", disse o chefe da polícia de Katmandu, Kedar Rijal.

Vários prédios desabaram em Gangtok, capital do Estado de Sikkim, e apagões foram reportados na região, disseram TVs. Também foram informados deslizamentos de terra em Sikkim e no Estado de Bengal, que fica a oeste.

Vários jatos da Força Aérea Indiana com tripulação e equipamentos foram imediatamente enviados a Sikkim.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou em seu site que o epicentro do tremor foi a 64km a noroeste de Gangtok, com profundidade de 10km.

"Há rachaduras em alguns prédios em Gangtok. A maior parte das linhas de telefone não funciona e não há eletricidade agora. As pessoas saíram para as ruas", afirmou o morador de Gangtok Bobby Dahal.

"É muito cedo para calcular os prejuízos. Estamos tentando manter contato com o governo do Estado de Sikkim para saber se eles precisam da nossa ajuda", afirmou à Reuters a secretária da Autoridade de Gestão de Desastre Nacional Sujata Saunail, Sujata Saunail.

O Estado de Sikkim é o menos populoso da Índia, localizado nas montanhas do Himalaia, entre Nepal, Butão e Tibet. O tremor foi sentido na direção de Bangladesh, sacudindo prédios na capital e em áreas vizinhas. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas e alguns edifícios sofreram pequenos danos. Milhares de famílias em pânico na capital Daka saíram dos prédios em que estavam e foram às ruas.

"Nunca passei por um momento tão assustador como esse na minha vida. De repente as luzes apagaram e havia pessoas correndo e chorando em volta", afirmou Shamsul Islam, homem de 70 anos de idade, na cidade portuária de Chittagong, em Bangladesh.

Vários terremotos atingiram o norte e leste da Índia neste ano, mas nenhum causou grandes prejuízos

Fonte:Último Segundo 




Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário