quinta-feira, 17 de março de 2011

Risco de terremotos no Brasil

Os recentes terremotos no Chile e no Haiti (causando mais de 100 mil mortes) assustaram a população latino-americana. No Brasil, os terremotos não ocorrem com intensidade, no entanto, ao contrário do que muitos pensam, o país não está totalmente isento desse fenômeno.

As principais regiões afetadas por terremotos são aquelas localizadas próximas às bordas das placas tectônicas onde há zonas de convergência, ou seja, encontro entre duas ou mais placas diferentes.
Apesar de o Brasil se localizar bem no centro da Placa Sul-Americana, onde ela atinge até 200 quilômetros de espessura, terremotos causados por desgastes na placa tectônica, que, por sua vez, causam falhas geológicas, podem ocorrer no país. Além disso, é possível sentir as consequências de terremotos com epicentro em países da América Latina.

Entre os principais terremotos registrados no Brasil podemos destacar:

- No estado do Mato Grosso, em 1955, um terremoto de 6,6 graus na escala Richter foi registrado.
- Em 1955, um terremoto de 6,3 graus atingiu o estado do Espírito Santo.
- No Ceará foi registrado um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, em 1980.
- Em 1983, um sismo de 5,5 graus atingiu o estado do Amazonas.
- Minas Gerais, em 2007, registrou um terremoto de 4,9 graus no município de Itacarambi. Nessa ocasião, uma criança morreu soterrada, sendo, até hoje, a única vítima fatal registrada no Brasil em decorrência de um sismo.
- Em abril de 2008, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina foram atingidos por um terremoto de 5,2 graus na escala Richter.
 

Consequências do terremoto em Itacarambi (MG)
Conforme dados divulgados pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), foram registrados no Brasil mais de 100 terremotos no século 20. Todos eles com pequenas magnitudes e intensidade, muitas vezes seus efeitos são imperceptíveis na superfície terrestre. Terremotos com mais de 7 graus na escala Richter, causando destruição, apresentam pequenas possibilidades de ocorrerem no Brasil, pois eles são mais frequentes em locais próximos a zonas de convergência entre placas tectônicas, o que não é o caso brasileiro.

Portanto, o Brasil não está totalmente livre da ocorrência de terremotos, porém, esses tremores ocorrem sem que haja grande destruição de construções e infraestrutura, pois o território brasileiro se encontra distante da zona de instabilidade tectônica, ou seja, longe das zonas de convergência entre placas.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário