segunda-feira, 6 de junho de 2011

Vulcão Popocatépetl está sob alerta amarelo

O vulcão Popocatépetl nos arredores de Puebla próximo à capital mexicana ficou sob alerta amarelo no decorrer deste domingo. De acordo com o último relatório divulgado pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México, Cenapred, as cinzas chegaram a cerca de 1 km de altura nas últimas 24 horas. Foram cinco emissões de cinzas acompanhadas por vapor d’água.

O órgão do Governo mexicano mantém o alerta amarelo devido à atividade estável do vulcão, sob risco de explosões esporádicas com baixa a moderada probabilidade de emissão de fragmentos incandescentes a curta distância.

As recomendações do Cenapred são para a evacuação de pessoas num raio de 12 km da cratera do vulcão e o controle do tráfego entre Santiago e San Pedro Nexapa Xalitzintla.

O vulcão Popocatépetl aumentou sua atividade na sexta-feira quando expeliu uma coluna de cinzas que alcançou 3 km de altura. Os ventos deslocaram as cinzas em direção ao oeste do estado do México, mas não foram relatados maiores transtornos.

O Popocatépetl é atualmente o vulcão ativo mais alto do hemisfério norte. O seu cume atinge 5.482 metros de altitude e é também o segundo mais alto do México.

Foto: imagem do vulcão Popocatépetl neste domingo, dia 5 de junho de 2011, divulgada pelo CENAPRED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário