quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tabela Periódica ganha mais dois elementos

Ununquádio e Ununhéxio. Esses são os novos elementos químicos, reconhecidos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap), que passaram a fazer parte da Tabela Periódica

Os dois elementos, com número atômico 114 e 116, não existem na natureza, foram criados em laboratório, são radioativos, muito pesados e instáveis, dividindo-se em outros elementos em frações de segundo.

A descoberta foi creditada aos cientistas dos laboratórios de Dubna, na Rússia, e Lawrence Livermore, nos EUA, que poderão sugerir os nomes dos novos elementos. Os pesquisadores criaram os elementos a partir de uma colisão de dois átomos produzida em um acelerador, eles "existiram" por menos de um segundo antes de se separarem.

Mesmo fazendo parte da Tabela, os elementos não devem trazer nenhum tipo de impacto para a sociedade, ou seja, estudantes, não se preocupem, o Ununquádio e Ununhéxio não vão cair no vestibular.

Tabela do GE já mostrava os novos elementos
No começo de maio, o Guia do Estudante publicou uma Tabela Periódica que já mostrava os novos elementos reconhecidos pelas instituições internacionais de química e física.
A Tabela também apresenta os elementos de número 113, 115, 117 e 118. Apesar de pesquisas alegarem a existência desses elementos, eles ainda não foram aprovados pelo grupo de estudos da Iupac e da Iupap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário