domingo, 13 de março de 2011

Terremoto de 8,9 pontos atinge o Japão

A primeira imagem da região de Sendai na costa japonesa capturada pelo satélite Terra, da Nasa, foi divulgada pela agência espacial americana neste domingo. Observando as duas fotos de satélite é possível ter uma comparação da área, antes e depois do tsunami, que varreu Sendai na última sexta-feira, dia 11.

A imagem à esquerda é fornecida como referência e foi capturada no final de fevereiro deste ano. Na imagem à direita adquirida no sábado, uma linha verde e fina contorna a costa de Sendai e representa justamente a maior elevação da parte terrestre que ficou acima da água.

A parte preta e em azul escuro representa a inundação causada pelo tsunami e fica claro o quanto a onda gigante, que chegou a 10 metros de altura, alcançou o continente. As nuvens aparecem nos aglomerados brancos e em azul claro.

As imagens foram feitas com luz infravermelha e visível, uma combinação que aumenta o contraste entre a parte terrestre e a água barrenta. O tsunami aconteceu após o megaterremoto avaliado em 8,9 graus de magnitude. Desde sexta-feira, institutos que monitoram os terremotos já registraram mais de 150 réplicas na costa leste do Japão.

As imagens de satélite foram divulgadas pela agência espacial americana. Crédito: NASA.

http://www.painelglobal.com.br/direto.php?tit=Imagem_de_satelite_da_Nasa_mostra_costa_de_Sendai_apos_tsunami&id=dat_20110314-093740.inc&tf=1300106260

Nenhum comentário:

Postar um comentário