terça-feira, 26 de abril de 2011

Poluição da luz


“Quando se olha a olho nu do céu, provavelmente ver um monte de estrelas, mas há menos estrelas visíveis a olho nu”, lamentou Eddie Irizarry, presidente da Sociedade Astronômica do Caribe, sobre os efeitos da Poluição Luminosa, em Porto Rico.

A poluição luminosa é um efeito adverso da luz artificial, principalmente devido ao uso inadequado. Isso acontece quando, em vez de iluminação para baixo, quando necessário, as luzes para os lados e para o céu.

“Irizarry Puerto Rico advertiu que irradia tanta luz que, quando os satélites captam as imagens da noite do Caribe, a ilha parece um bombillón”.

"Desde a Ilha Mona, que é distante, o céu está mais branco, quando olhamos para Porto Rico", acrescentou.

Este excesso de luz artificial afeta os leatherbacks. Estas tartarugas procuram a escuridão da areia para desovar e identificar o mar pela reflexão da luz da lua sobre a água. A luz artificial confunde do litoral para o couro e seus descendentes e os faz caminhar para o interior, onde são mais vulneráveis ​​aos predadores.


Segundo a bióloga Olga Ramos, analista de sistemas de informação geográfica, Instituto Internacional de Florestas Tropicais, as luzes brilhantes cego para certas aves, e fá-los colidir com edifícios de vidro e altura. Outros que são afetados são os Cubano. "As emissões de luz são sinais que fazem homens e mulheres para ser encontrado. Se você tem iluminado pela luz artificial, os casais não podem ser vistos, não encontrando nenhum companheiro”, disse ele.

A poluição luminosa também prejudica a saúde dos seres humanos. De acordo com o biólogo, a exposição à luz artificial durante a noite reduz a produção de melatonina, um hormônio que diz ao corpo que é escuro e induz o sono. Essas mudanças no relógio biológico, ou ritmo circadiano têm sido associados com alguns tipos de câncer.

O uso inadequado do sistema de iluminação tem efeitos negativos sobre a economia. De acordo com Irizarry, a maioria dos postos na ilha desperdiçado 40% da luz para o céu e para os lados. "Isso significa que para cada $ 100 que usa um poste, gastar R $ 40 a iluminar o céu", disse ele. Isto, disse o biólogo, "é o óleo que é gasto a cada iluminação noturna, onde não é necessário, o que gera mais emissões e contribui para as alterações climáticas."

O que pode ser feito em casa ou na escola para minimizar a poluição luminosa? Irizarry aconselhados a avaliar as luzes de casa ou fora do campus para garantir que a luz para baixo e não em quintais vizinhos. A iluminação pode ser corrigida mudando as lâmpadas de alguns que brilham. Outro passo é ligar as luzes somente quando as pessoas estão usando esse espaço.

Em suma, é "luz inteligente em que você precisa para economizar energia e não iluminado atmosfera", disse Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário