quarta-feira, 11 de abril de 2012

Terremotos geram tsunami na Indonésia e alerta no Oceano Índico

Primeiro terremoto
O primeiro tremor já havia levado o Centro Americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico a decretar estado de alerta para todo o Oceano Índico. O alerta foi depois reduzido, mas continuava em vigor.
Retirada de moradores
O primeiro tremor foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da France Presse em Banda Aceh.
O primeiro abalo levou a agência de prevenção de desastres da Tailândia a dar alerta de tsunami e mandou que moradores de seis províncias costeiras fossem para locais mais altos.
A agência de desastres da Indonésia afirmou que a eletricidade foi cortada em Aceh e que as pessoas estavam se reunindo em terrenos elevados em meio a sirenes de alerta de perigo.
"A eletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados. Sirenes estão tocando em todos os lugares", disse um porta-voz da agência.
arte terremoto inonesia versao 2 (Foto: arte g1)
Outros países
O terremoto inicial foi sentido até em Bangcoc, capital da Tailândia, e no sul da Índia, segundo moradores.
A Tailândia mantinha o alerta.
Pessoas perto da costa em seis províncias tailandesas receberam ordens de procurar terrenos mais elevados, e as autoridades fecharam o aeroporto internacional na localidade balneária de Phuket.
Em Bangalore, na Índia, centenas de trabalhadores saíram correndo de seus escritórios, e o porto de Chennai, também na Índia, foi fechado devido ao risco de tsunami.
Autoridades das ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, ao norte do local onde aconteceu o terremoto, disseram que ondas de até 3,9 metros podem atingir a área.
Em Bangladesh, onde dois tremores foram sentidos, as autoridades disseram não haver risco aparente de tsunami. A Austrália também descartou essa ameaça.
Os governos da Tanzânia e do Quênia, na África Oriental, também lançaram um alerta de tsunami para sua região costeira.
'Falha horizontal'
Um especialista disse à BBC que o terremoto foi numa "falha horizontal", o que significa que o deslocamento de terreno sob o mar aconteceu no sentido horizontal, em vez de provocar um brusco movimento vertical, que teria mais chances de causar um grande deslocamento de água e, consequentemente, um tsunami.
2004
A ilha de Sumatra, situada ao nordeste do arquipélago indonésio, já havia registrado um tremor de magnitude 9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 22 mil mortos em uma dezena de países do sudeste da Ásia em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário