terça-feira, 10 de maio de 2011

O mundo vai acabar. Daqui a cinco bilhões de anos!!!




(Victor Alencar - O Povo) Não é de hoje que escutamos alguém falando a frase “o mundo vai acabar” ou “é o fim do mundo”. O tema sempre gera uma mistura de curiosidade e medo.

Se fizermos um apanhado desde 1800 encontraremos várias teorias. A Teoria dos ovos de galinha da cidade britânica de Leeds em 1806 deve ser uma das primeiras teorias apocalípticas e também a mais bizarra de todas. Em Leeds as pessoas começaram a comentar sobre os ovos de uma galinha que vinham no formato da frase “Christ is coming” (Cristo está chegando).

Outra teoria que se baseia na interpretação da Bíblia foi a do fazendeiro norte-americano William Miller que após vários anos estudando o livro sagrado do Cristianismo concluiu ser possível estimar a data do fim dos tempos e afirmou que a data seria entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. Curiosamente o período que Miller previu começava e terminava no Equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte, data onde o dia e a noite tem a mesma duração. Tempos depois ele refinou a sua previsão para 23 de Abril de 1843. Muitas das pessoas que o seguiam venderam suas posses ou doaram. O mundo não acabou.

Outro líder religioso afirmou a vinda de Cristo a Terra. Era Joseph Smith, fundador da religião mórmon e o ano da sua previsão era 1891.

Na inicio de 1900 o cientificismo estava em alta. Pouco tempo depois, em 1910 o belíssimo cometa Halley estava no momento mais próximo do Sol e era possível vê-lo daqui da Terra. Porém vário jornais (como o The New York Times) começou a levantar hipóteses sobre quais os efeitos da passagem da Terra pelo rastro do cometa. Isso gerou um grande alvoroço pois se sabia que entre os gases emanados pelo cometa estava o cianogênio, gás nocivo à saúde. Mais uma vez nada aconteceu.

Mais um momento apocalíptico aconteceu com a chegada do Cometa Hale-Bopp, um cometa de longa duração que teve a sua passagem mais próxima do Sol em 1997. Houve um boato de que junto com o cometa haveria uma nave extraterrestre. Isso causou uma onda de pânico. O rumor da nave extraterrestre foi desmentido, mas ainda assim isso culminou na criação de uma seita chamada de “Heaven’s Gate” (Portais do Céu) que acreditava, entre outras coisas, que o mundo realmente iria acabar. Em 26 de março de 1997 num rancho no meio do deserto, 39 corpos dos membros da seita foram encontrados sem vida, após um suicídio coletivo que tinha como principal objetivo a crença de que suas almas seriam levadas pelos alienígenas da nave (que não existia).

Tivemos mais outros momentos de apocalipse, que naturalmente não deram em nada como em 1999 onde uma das interpretações de uma frase de Nostradamus foi encarada como o fim dos tempos naquele ano. O fato junto com o ultimo eclipse total do Sol do milênio trouxe o medo de milhares de pessoas com o acontecimento, mas que não passou de um belo fenômeno celeste.

Atualmente o nosso medo se encontra na profecia maia em 2012, onde em um registro da civilização vem dizendo que naquele ano é o fim de um ciclo do calendário e inicio de outro. Assim como para nós que temos o réveillon, por que esse evento dito “apocaliptico” não poderia ser apenas um Réveillon para eles?

A busca pelo fim do mundo é tão grande que já existem teorias de catástrofes em 2014 com um choque entre um corpo celeste e a Terra, caso o fim em 2012 falhe.

Entre todas as teorias que a humanidade já lançou a única que é possível de certezas científicas é a de que o Sol, que atualmente está em uma fase estável, quando terminar o seu “combustível” (a fusão de Hidrogênio em Helio) entre em colapso e vire um outro tipo de estrela, chamada de Gigante Vermelha. Nessa fase as camadas mais externas do Sol se expandirão a ponto de engolir as orbitas de Mercúrio, Vênus e Terra. Mas pode ficar tranquilo, pois a previsão de isso acontecer é só daqui a 4,5 bilhões de anos. Ufa!

6 comentários:

  1. UUUUUUUUUUUUUUUUUUFFFFFFFFFFFFFFFFAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!! SO DAQUI A 5BILHOES DE ANOS

    ResponderExcluir
  2. mas como sabem que vai acabar daqui 5 bilhoes de anos,como sabem que o sol é uma estrela e como sabem que é possivel dele morrer?e se tiver esse negócio de segunda vida,então quer dizer que vamos estar presente no fim?como DEUS faria uma coisa dessas,não tem uma forma da gente escapar disso?

    ResponderExcluir
  3. nossa entao e melhor eu me preparar para o fim do mundo,que vai ser so daqui a 5 bilhoes de anos,eu vou morrer muito novo ai meu deus eu tenho tanta coisa para fazer ate la,eu tenho tanto para viver.
    (ate o fim do mundo kkkkk)

    ResponderExcluir