quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Oceanos da Terra podem ter vindo do espaço

A mesma assinatura química foi encontrada na água do cometa Hartley e na terrestre
São Paulo- Os oceanos terrestres podem ter sido formados a partir da água de cometas que se chocaram com a Terra.
A ideia, embora não seja nova, ganha força com uma surpreendente descoberta divulgada hoje pela Agência Espacial Europeia: o primeiro cometa cuja água possui praticamente a mesma composição da água terrestre.

A informação foi coletada pelo telescópio infravermelho Herschel, que estudou o cometa Hartley 2 usando o HIFI, o mais sensível instrumento para detecção de água no espaço.
A equipe liderada por Paul Hartogh, do Instituto Max-Planck, na Alemanha, liderou a equipe internacional de astrônomos que realizou o estudo. Eles agora aguardam análises de outros cometas para reforças a tese de que os mares do planeta podem ter vindo de icebergs gigantes flutuando no espaço.
Origem da água
De onde veio a água da Terra? Nosso planeta se formou a temperaturas altíssimas, de forma que qualquer água original deveria ter evaporado. Ainda assim, dois terços do planeta são cobertos pro ela.  Uma das explicações para isso é a de que ela deve ter chegado à Terra depois que esta esfriou – muito provavelmente, carregada em cometas.
O problema é que, até agora, não havia provas concretas de que isso poderia ter acontecido. A análise de todos os cometas feita até hoje mostrava uma composição de água diferente neles e no nosso planeta – indicando que, se um deles houvesse colidido por aqui, sua contribuição para a quantidade de H20 no planeta seria mínima.
Mas, como avaliar a água?
A medida-chave usada pelos cientistas é a do deutério, uma forma mais pesada de hidrogênio achado na água. Todo o deutério e o hidrogênio do universo foram produzidos após o Big Bang, a cerca de 13,7 bilhões de anos. A razão entre eles na água pode variar de local para local, dependendo da região do espaço em que se formaram. As reações químicas, reguladas pro temperatura, pressão, e outras condições, aumentam ou diminuem a chance de um átomo de deutério substituir um dos dois de hidrogênio na molécula de água.
Comparando o deutério da água dos oceanos da Terra com a de cometas, é possível determinar se eles tiveram a mesma origem. Todos os cometas estudados anteriormente mostravam o dobro do nível de deutério da água terrestre, porém todos eles, acredita-se, haviam sido formados próximos a Júpiter e Saturno antes de serem lançados em órbita própria pela gravidade.
O Hartley, por sua vez, nasceu além de Plutão, numa região gelada do sistema solar chamada Cinturão Kuiper. A nova pesquisa sugere, portanto, que se a água veio do espaço, ela veio de uma família específica de cometas. Restas agora encontrar outros membros dela para tentar comprovar esta tese.

3 comentários:

  1. Ops......O CO2 e o CH4 impedem que o calor seja irradiado da Terra..não sei de onde tu tirou a ideia de que o dióxido de carbono não deixa o calor entrar na atmosfera da Terra...(eu li isso em um certo painel global)Se o teu blog estiver na mesma linha, eu acho melhor tu mudar de tema e escrever sobre artes culinárias...OK

    ResponderExcluir
  2. To Brincando.....teu blog é muito bom....continue assim....foi eu quem escreveu esse cometário sobre mudar para artes culinárias...!!!rsrs...
    entre em contato comigo... eu acho que deviamos trocar informações...se tu quiser..OK
    bensclaus@ymail.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bruno, meu anjo. Adoro vir aqui ler tuas postagens.
    E em tempo real quero dizer que te adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir