terça-feira, 31 de maio de 2011

Nasa encerra a missão Endeavour

Depois de mais uma missão bem-sucedida no espaço, o ônibus espacial Endeavour se desligou da Estacão Orbital Internacional (ISS) e iniciou a viagem de volta à Terra na madrugada deste segunda-feira. Esta foi a última viagem da missão Endeavour, iniciada em 1992 e que teve como um dos grandes êxitos, a correção das lentes do telescópio Hubble, em 1993. A desacoplagem ocorreu na madrugada  de ontem (horário de Brasília). A estação, uma mega estrutura de aço, está posicionada a 346 quilômetros da Terra, sobre a Bolívia. “O Endeavour está de volta à Terra.  “Bons ventos e mares calmos, pessoal”, disse Ron Garan, um dos astronautas . “Obrigado Ron”, respondeu o comandante Mark Kelly.

Na 25ª e última viagem ao espaço, o ônibus espacial transportou um equipamento de 2 bilhões de dólares -  Espectômetro Alfa
DivulgaçãoAstronautas da Endeavour fotografam anoitecer na Estação Orbital. No horizonte, o contorno da TerraAstronautas da Endeavour fotografam anoitecer na Estação Orbital. No horizonte, o contorno da Terra
Magnético (AMS, na sigla em inglês) -, para experiências científicas. Com o equipamento terá início uma série de pesquisas que irão ajudar os cientistas a estudar a formação do universo, procurar evidências de matéria escura, assim como investigar a antimatéria. O equipamento tem  capacidade de captar até 40 milhões de partículas diariamente.

De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, nesses onze dias os astronautas fizeram quatro caminhadas no espaço, fazendo também pequenos consertos no laboratório internacional.

Após o pouso nesta quarta-feira, na  Florida, o ônibus irá diretor para um museu em Los Angeles, onde poderá ser visitado pelo público.  Com o fim da missão Endeavour, o único ônibus espacial em atividade da frota da Nasa será o Atlantis, que deverá fazer a última missão em julho. De acordo com a BBC, “após o final dos 30 anos do programa de ônibus espaciais, a Nasa deverá usar as cápsulas Soyuz, da Rússia, para levar seus astronautas para a Estação Espacial Internacional. Além disso, várias companhias comerciais americanas também devem participar das viagens espaciais a partir do meio da década.”

Enquanto isso – informa a BBC - “a Nasa vai comprar assentos nestes “táxis” de astronautas.” Com essa iniciativa, a Nasa espera economizar dinheiro enquanto constrói “um Sistema de Lançamento Espacial capaz de viajar além da Estação Espacial Internacional, para a Lua, asteroides e para Marte”.

 Nestas três décadas, dois grandes tragédias foram registrados. A primeira em janeiro de 1986, quando Challenger explode pouco tempo depois da decolagem, matando sete astronautas morrem. O segundo, em fevereiro de 2003, quando o Columbia desintegra-se durante a reentrada na atmosfera, matando sete astronautas.

FONTE: http://tribunadonorte.com.br/noticia/nasa-encerra-a-missao-endeavour/183323

Um comentário:

  1. TUDO BEM ESTÃO APOSENTANDO OS ÔNIBUS ESPACIAIS, MAS OAQUE AINDA NÃO FALARAM É OQUE VAI TOMAR O LUGAR DELES ESTRANHO NÉ ESTÃO APOSENTANDO UM A UM E NÃO FALALAM, TEM COISA VINDO POR AI,QUE DEUS NOS PROTEJA E GUIE, MUITA PAZ.

    WWW.CASAESPIRITADRP.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir